Vamos harmonizar queijos com vinhos?

De modo geral queijos harmonizam melhor com vinhos brancos. Assim como, com vinhos espumantes, pela bela acidez que ambos possuem.

Os vinhos tintos por terem taninos são mais complicados de harmonizar com queijos. Isto ocorre, porque os taninos dos vinhos tintos brigam com o sal e com a proteína do leite dos queijos, resultando em sabores amargos. 

Outro fato é que a textura dos vinhos tintos, principalmente aqueles tintos muito adstringentes, não harmoniza com a maioria dos queijos existentes, já que a maioria dos queijos possuem textura cremosa, macia ou pastosa, mas óbvio, sempre há exceções, como no caso dos queijos de textura farinhenta, os quais esfarelam, estes sim harmonizam bem com vinhos mais estruturados.


Tábua de Queijos

Algumas harmonizações interessantes:

Queijos frescos mais macios ou cremosos possuem maior acidez natural, sendo maravilhosamente bem harmonizados com vinhos com igual características, como espumantes e com vinhos brancos sem passagem por barrica. Os vinhos rosés mais delicados funcionam muito bem também.


Queijos de veios azuis como Gorgonzola e Roquefort combinam com vinhos doces botritizados. Mofo combina com mofo.

Queijos de casca lavada, tipo Brie ou Camembert são deliciosos com vinhos Gewürstraminer com um toque de doçura.

Queijos de cabra harmonizam bem com vinhos Sauvignon Blanc.

Gruyère e Emmenthal combinam legal com vinhos Chardonnay.

Queijos muito salgados combinam com vinhos doces fortificados.

Queijos mais maturados ou estruturados, como Pecorino, Grana Padano e Parmigiano Reggiano, além de harmonizarem com tintos mais estruturados, harmonizam bem com os vinhos rosés mais escuros.

E queijos como Gouda, Edam, Maasdam e Comté que possuem um adocicado discreto, estes queijos, não brigam muito com ninguém, harmonize com o seu branco ou com seu tinto preferido. Te ajudamos?


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.