Que vinho harmonizar com Pato no Tucupi e com Sorvete de Cupuaçú?

Sou paulista de toda uma vida e uma apaixonada pela Argentina onde morei por muitos anos, mas se tem algo que não esqueço nunca é a minha origem. Sou paraense, e a cultura e os hábitos alimentares do Pará seguem muito fortes dentro de mim. Frente a isto, eu jamais poderia deixar de fazer uma harmonização de vinhos com os pratos típicos da minha terra.

Para tal, escolhi um prato típico do Pará, o Pato no Tucupi. No meu ponto de vista, os ingredientes mais importantes desta receita são o Tucupi, que nada mais é do que o sumo extraído da mandioca e que possui elevada acidez, e o Jambu, uma erva típica da Amazônia, que além de ser bastante aromática, provoca uma certo formigamento em boca. Este prato normalmente é servido com arroz e farinha. 

Em função das características dos dois ingredientes principais, eu escolheria um vinho com marcada acidez para equilibrar com a acidez do Tucupi, e ainda um vinho com aromas a ervas, em função do grande caráter herbáceo do Jambu. Sendo assim, minha escolha seria um vinho Sauvignon Blanc de clima frio, que possui todas estas características.


Pato no tucupi - Estadão
Foto: Estadão (Pato no Tucupi)


E depois deste almoço delicioso, que tal uma sobremesa bem paraense? Eu escolhi algo gelado para contrabalancear com o calor* do Pato no Tucupi.

Um dos sorvetes mais famosos do Pará é o Sorvete de Cupuaçú, vindo de uma fruta naturalmente muito ácida. Para o Sorvete de Cupuaçú, que tal um Espumante Moscatel elaborado pelo método Asti? Ambas as opções são geladas, e o Espumante Moscatel sendo naturalmente doce vai equilibrar com a acidez do Cupuaçú. Que delícia... Te ajudamos?



Sorvete de cupuaçu fácil - APENAS 3 INGREDIENTES
Sorvete de Cupuaçú
 

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.