Todos os vinhos Malbec da Argentina são iguais?

De modo geral, eu diria que todos os vinhos Malbec eram muito parecidos até mais ou menos 2010.


 

De lá para cá, existe uma diversidade de vinhos Malbec. A variedade se adaptou muito bem de norte a sul do país. Vocês poderão encontrar vários estilos de vinhos Malbec, que vão desde vinhos frescos e fluidos até vinhos mais potentes e mais concentrados, com passagem por barris ou sem madeira. Cada um dentro seu estilo é maravilhoso.

Algumas dicas que podem ajudar vocês na hora de comprar um vinho Malbec:


No contra-rótulo vejam a graduação alcoólica. Geralmente vinhos com mais de 14% de álcool serão vinhos mais potentes, abaixo disto serão vinhos mais frescos.


Vinhos Malbec postos em garrafas borgonhesas ao invés de garrafas bordalesas, tendem a ser vinhos Malbec menos concentrados e mais fáceis de beber.


Vinhos Malbec do noroeste argentino (Jujuy, Salta, Tucumán e Catamarca), tendem a ser vinhos mais potentes, e os da fria Patagonia tendem a ser vinhos mais frescos. 


A principal zona produtora de vinhos Malbec é Mendoza. Vinhos de Luján de Cuyo e de Maipú tendem a ter uma textura mais macia ou sedosa, por ser uma região um pouco mais quente. Os vinhos de Valle de Uco tendem a ter uma textura mais fina ou firme, por ser uma região mais fria.

  


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.