Quais as diferenças encontradas nos vinhos amadurecidos em carvalho americano e em carvalho francês?
Eu diria que muitas, mas antes de falar sobre as diferenças, vale dizer que o carvalho, melhor tipo de madeira utilizada para amadurecer os vinhos, possui algumas funções, entre elas:
1) O carvalho permite a entrada controlada de oxigênio, a qual dizemos micro-oxigenação, permitindo que o vinho amadureça e suavize sua textura.
2) Dependendo da espécie de carvalho utilizado para a confecção destes barris, ele agrega aromas e sabores distintos aos vinhos
3) Por fim, o carvalho também fornece aos vinhos, taninos, os quais chamamos especificamente de Elagitaninos.
Barris de Carvalho |
Mas vamos as diferenças…
Os barris de madeira francesa são fabricados principalmente com carvalho das espécies Quercus robur e Quercus petraea. Os barris de madeira americanos são elaborados em sua maioria com carvalho da espécie Quercus alba.
Os barris franceses dão toques mais sutis ao vinhos, como aromas balsâmicos e de especiarias, já o barril americano fornece um maior impacto aos vinhos com seus aromas de baunilha, caramelo, café, cacau e côco.
A porosidade da madeira francesa é maior, permitindo uma suavização mais rápida dos vinhos, principalmente quando estamos diante de vinhos com grande carga tânica, já a madeira americana por ser mais densa, a porosidade é menor, levando mais tempo para suavizar a aspereza dos vinhos.
De modo geral a quantidade de taninos fornecidos pelos barris franceses são maiores do que a quantidade de taninos fornecida pelos barris americanos.
Outros detalhes...
Existem tamanhos distintos de barris de carvalho e ainda níveis de tostados de madeira diferentes. Estes dois fatores trazem características distintas aos vinhos, principalmente no que diz respeito, a quantidade de influência que a madeira terá sobre os vinhos, ou seja, maior ou menor. Te ajudamos?
Nenhum comentário: