Que vinho harmonizar com churrasco?

Como existe uma infinidade de cortes de carnes que variam basicamente em quantidade de gordura, suculência e maciez, a dica será objetiva: carnes vermelhas mais fibrosas, suculentas e gordurosas harmonizam muito bem com vinhos mais tânicos, e se tiver excelente acidez, melhor ainda. 


Mais um pouco da história do corte criado pelo mestre Marcos Bassi #bassi #carne #churrasco
Churrasco


Algumas dicas...

Que tal uma Picanha ou um Bife de Chorizo que são carnes mais fibrosas, harmonizados com vinhos Malbec de Valle do Uco ou de Salta que possuem grande carga tânica? A gordura da carne amacia os taninos, e estes por sua vez tornam estas carnes mais fáceis de mastigar, porque esta maior carga tânica desnatura as proteínas presentes nas carnes, quebrando as cadeias proteicas, ou seja, rompem as fibras das carnes o que ajuda na mastigação.

Ou que tal, cortes como Ojo de Bife, Bife Uruguaio, Flat Iron e Filé Mignon que são carnes mais macias, harmonizados com vinhos Malbec patagônicos, os quais possuem uma acidez maravilhosa? Ou ainda com vinhos Malbec de Luján de Cuyo ou de Maipú, que possuem taninos sedosos

Óbvio que existem outras inúmeras opções, como os vinhos Malbec de Cahors na França, os vinhos Tannat uruguaios ou franceses, os vinhos Cabernet Sauvignon chilenos ou americanos, os vinhos Petit Verdot argentinos e muitos outros mais. 

E se todos tiverem passagem por madeira e com notas defumadas fica uma loucura.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.