Quais os estilos das garrafas de vinhos?
Aí vão:
Bordalesa: A primeira da foto. Muito usada para vinhos tintos, brancos e rosés. Possuem ombros para evitar a passagem de sedimentos para a taça e bojo cilíndrico.
Borgonhesa: A segunda da foto. Estas garrafas são muito usadas para vinhos Pinot Noir e Chardonnay. São garrafas mais robustas do que as bordalesas e com um pescoço mais alongado. Recentemente vem sendo utilizada na Argentina para os vinhos Malbec atuais, que em sua maioria são vinhos mais frescos e fluidos.
Champagne: A terceira da foto. Estas garrafas são mais grossas e foram idealizadas com o fundo côncavo para aguentar a pressão provocada pelo gás carbônico quando da segunda fermentação em garrafa. Atualmente é utilizada tanto para o método Champenoise como para o método Charmat.
Flutê: A quarta da foto. Estas garrafas de formato mais fino em forma de flauta são utilizadas principalmente para os vinhos brancos Riesling e Gewürztraminer.
Porto: A quinta da foto. Estas garrafas são bastante imponentes. São garrafas com pescoço grosso, ombros acentuados e mais grossas. Elas são usadas também para os vinhos da Ilha da Madeira e Jerez.
Bocksbeutel ou Francônia: A última garrafa da foto. São garrafas em forma de cantil, muito utilizadas em Portugal e na Alemanha.
Foto: Única Guia de Vinhos |
Para os curiosos...
A partir da garrafa padrão, aquela de 750ml, vieram variações menores e maiores. Algumas bem maiores. Apesar da enorme variedade, não são todos os tamanhos que se encontram facilmente no mercado. Os nomes também são diferentes, muitos deles são inspirados em nomes bíblicos. Vamos ver alguns:
Piccolo ou Split: 187,5ml.
Demi ou Half: 375ml.
Padrão: 750ml.
Magnum: 1,5l.
Double Magnum: 3l.
Salmanazar: 9l.
Balthazar: 12l.
Nabucodonosor: 15l.
Salomão: 18l.
Foto Divvino |
Nenhum comentário: