Por que aeramos um vinho?
Normalmente a aeração de um vinho é recomendada para os vinhos de Guarda que foram abertos antes de atingirem seu age. Os vinhos de Guarda possuem uma estrutura alta para aumentar o potencial de guarda destes vinhos. Dizemos que eles necessitam de anos de garrafa para equilibrar toda esta estrutura. Então se vocês estiverem ansiosos em provar aquele vinho especial antes do tempo, façam uma aeração prévia. Te ajudamos?
Há no mercado inúmeros aparatos para realizar aeração. Sommeliers utilizam o próprio Decanter para este fim, porém com uma técnica diferente da usada para realizar a decantação.
Uma dica, se vocês também forem utilizar Decanter para realizar a aeração, usem aqueles Decanters com bojo mais amplo, para que o vinho tenha maior contato com o oxigênio.
Caso contrario, usem qualquer Aerador de vinhos como os das fotos, eles são facilmente encontrados no mercado.
Aerador Vinum Bubble |
Aerador Centellino |
Muitos apreciadores de vinhos quebram as regras e também aeram vinhos Jovens (vinhos sem potencial de guarda), quando estes se encontram muito alcoólicos, para que o álcool evapore mais rápido ou quando muito tânicos, para que os taninos polimerizem ou suavizem mais rapidamente. Isto é algo que gera muita polêmica, porque uns concordam que estes taninos suavizam mais rapidamente, outros nem tanto, mas o importante é ser feliz, então a decisão é de vocês.
Nenhum comentário: