O que é a técnica de Bâtonnage?

Depois de finalizada a fermentação alcoólica, ou seja, depois que as leveduras transformam todo o açúcar em álcool, elas morrem e se depositam no fundo dos recipientes de fermentação, formando uma espécie de Borra Fina. Com o tempo, as células de leveduras se decompõem, liberando uma série de compostos, como: manoproteínas, aminoácidos e ácidos graxos. A estes compostos ou sedimentos chamamos Lias. 

Após o término de decantação das Lias, o vinho é transferido ou trasfegado a outro recipiente, deixando para trás todos estes sedimentos. A partir daí, os vinhos podem ser engarrafados.

Por outro lado, os vinhos podem permanecer por um tempo maior nos recipientes determinados, e seguir envelhecendo sobre estas Lias, com o objetivo de ganhar maior complexidade aromática, maior corpo, maior untuosidade e maior cremosidade. Nesta fase pode ser empregada a técnica de Bâttonage.


Lias battonage
Observem o bastão que faz a agitação das Lias

Sendo assim, Bâttonage nada mais é, do que manter estas Lias que estão no fundo do recipiente, em suspensão. Para isto, realizam-se movimentos, agitando as Lias com um bastão (Batôn em francês).

Por fim, a técnica de Bâttonage é realizada principalmente nos vinhos brancos fermentados em barris. Te ajudamos?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.