Primeiramente, o espumante Moscatel elaborado pelo Método Asti surgiu na região do Piemonte, na Itália, lá pelo século 16. O vinho nesta região é conhecido como Moscato d'Asti, em referência a comuna de Asti, onde os vinhos são produzidos.
Aqui as uvas fermentadas são somente da variedade Moscatel.
|
Uva Moscatel |
No Brasil, o primeiro espumante Moscatel só foi produzido em 1978, na Serra Gaúcha. Hoje em dia, a bebida é elaborada por diversas vinícolas brasileiras, já que a uva Moscatel é cultivada em grandes volumes por aqui.
Mas que fique claro, a denominação Asti é de origem controlada. Ou seja, somente os espumantes produzidos no Piemonte podem trazer essa informação em seus rótulos.
As bebidas elaboradas com as mesmas características, mas em outros países, recebem a denominação Espumante Moscatel ou Espumante Moscatel elaborado pelo método Asti. E não Moscato d'Asti como é no Piemonte.
O método Asti é uma variação do método Charmat, porque aqui, diferentemente do método Charmat onde ocorrem duas fermentações, no método Asti ocorre apenas uma. A semelhança está, porque em ambos os métodos são utilizadas autoclaves pressurizadas para a elaboração. O mosto das uvas Moscatel é colocado dentro dos tanques de aço inoxidável ou autoclaves, juntamente com as leveduras que iniciarão todo o processo de fermentação.
Durante a fermentação, a mesma é interrompida antes do final, com isso, nem todo açúcar do mosto é consumido, levando o espumante Moscatel a ter sua doçura característica.
A fermentação é interrompida através de choque térmico, quando o teor alcoólico atinge por volta de 6 a 10%. Em seguida o espumante é esfriado rapidamente a temperaturas que variam de 0ºC à -3ºC. Após isto, ocorre a filtração e o vinho é engarrafado.
Por ser interrompida a fermentação, a quantidade de açúcar que ainda não foi convertido em álcool é alta, consequentemente, o teor alcoólico presente no espumante não é muito elevado.
Os Espumantes Moscatel elaborados pelo método Asti, são bebidas adocicadas e leves, muito apreciadas no Brasil e no mundo.
Querem ter uma experienciência gastrônomica intensa? Harmonizem um Espumante Moscatel com morangos frescos. O contraponto entre a doçura do espumante e a acidez do morango, darão um equilíbrio perfeito.
Região: Serra do Sudeste
750 ml / ESPUMANTE
Lidio Carraro Dadivas Brut Rose
R$ 92,94
MAIS DETALHESRegião: Serra do Sudeste
750 ml / ESPUMANTE
Lidio Carraro Faces do Brasil Brut Rose
R$ 81,18
MAIS DETALHES
Nenhum comentário: