Que vinhos harmonizar com embutidos e defumados?
Dificilmente falta em uma festa uma tábua de frios para saborear com pães, biscoitos e torradas. Sempre é sucesso garantido.
Os embutidos de maneira geral são carnes aromatizadas feitas a partir de carne bovina, suína, caprina e afins, com diferentes especiarias e ervas aromáticas. Eles são produzidos com adições de sal durante o processo, visando a conservação. Alguns exemplos de embutidos: mortadela, presunto e salsichas.
Já nos defumados, em vez do sal e com o mesmo objetivo de conservação é usado uma fumaça a baixíssimas temperaturas. Alguns defumados que estão sempre presentes nas tábuas de frios são: salame, copa, pastrami, pepperoni, peito de peru e presunto cru.
Em todos os frios, o sal e a pimenta são dois ingredientes de suma importância.
Já lembro vocês, que sal e pimenta brigam com os taninos presentes nos vinhos tintos de alta tanicidade, levando a sabores amargos. E para ajudar, o sal também briga com os vinhos mais alcoólicos, aumentando a sensação de álcool em boca. Eita lasqueira...
Sendo assim, os vinhos tintos com muita estrutura, ou seja aqueles mais encorpados não seriam os mais indicados para harmonizar com tábuas de frios.
Mas se a opção for mesmo vinho tinto, busquem tintos mais frutados, como: Pinot Noir, Gamay, Cinsault, Bornarda, Barbera e Dolcetto.
Se a opção for por vinhos brancos, recomendo aqueles com uma acidez mais marcada e os de maior estrutura, aqueles amadurecidos sobre as Lias ou com passagem por barris.
Tábua de Frios |
Nenhum comentário: