Vinhos Gran Reserva e Reserva

Um grande potencial de guarda dos vinhos é algo que muitos produtores almejam. Aliado a longevidade, o envelhecimento com qualidade é tudo que se pode desejar.

Na Europa, em países como Itália e Espanha os termos Gran Reserva e Reserva são qualificações extremamente respeitadas. Porém estes termos podem ter significados diferentes a cada país. Mas o que seria um vinho Gran Reserva e Reserva? Como a Espanha é o país que mais adota estes termos, vamos falar como seria isto por lá. 

Pela Ley de la Viña y del Vino que rege as regras de vinificação da Espanha, seria assim:

Os vinhos Gran Reserva tintos devem amadurecer 18m em barris de madeira, exceção para os vinhos Gran Reserva tintos da Rioja e Ribera del Duero que amadurecem por 24m. Por fim, todos os vinhos Gran Reserva tintos só devem ser vendidos depois de 60m ou 5a da data de colheita. Os vinhos Gran Reserva brancos devem amadurecer 6m em barris e apenas podem ser vendidos depois de 48m ou 4a de envelhecimento.

Os vinhos Reserva tintos devem amadurecer 12m em barris de madeira e só podem ser vendidos depois de 36m ou 3a da data de colheita. Os vinhos Reserva brancos devem amadurecer 6m em barris e apenas podem ser vendidos depois de 24m ou 2a de envelhecimento.


Free Wine House Chai photo and picture


Para os curiosos...

A Espanha adota ainda o termo Crianza. Os vinhos Crianza tintos, devem amadurecer 6m em barris de madeira, exceção para os vinhos Crianza tintos da Rioja e Ribera del Duero que amadurecem 12m. Por fim, todos os vinhos Crianza tintos só podem ser comercializados depois de 24m ou 2a da data de colheita. Já os vinhos Crianza brancos, devem amadurecer 6m em barris e só devem ser lançados ao mercado depois de 12m ou 1a de envelhecimento.

E a Espanha também adota o termo Joven. Ambos os vinhos, tintos e brancos ou não passam por barrica ou se passam são por apenas 6m. Ambos só podem ser comercializados após 12m ou 1a.

Vale dizer, que fora da comunidade européia, estas qualificações são adotadas de forma mais branda ou flexível e com legislações totalmente distintas, em função do país produtor, e isto causa uma confusão tremenda ao consumidor, que fica sem entender muito como a coisa funciona. Na Argentina, por exemplo é muito simples, os vinhos Reserva Tintos amadurecem 12m em barricas e os vinhos Reserva Brancos por 6m. Já os vinhos Gran Reserva Tintos amadurecem 24m. A data de lançamento do vinho ao mercado depende de cada produtor.

Te ajudamos?



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.