Os Vinhos Verdes, são verdes?

Os Vinhos Verdes, as pérolas do noroeste de Portugal, não são verdes como nome diz, nem tão pouco são elaborados com uvas verdes. Na verdade, vinho Verde é a Denominação de Origem Controlada (DOC), que indica a região de onde vem o vinho. Esta região se encontra no noroeste do país, na fronteira com a Espanha, entre os rios Douro ao norte e Minho ao sul. À leste estão as serras da Peneda, Gerês e Cabreira e à oeste o Oceano Atlântico.

A região demarcada dos Vinhos Verdes está dividida em 9 sub-regiões, cada uma com características únicas. A mais importante sub-região é Monção e Melgaço.

A explicação do nome ser vinho Verde deve-se ao verde exuberante da vegetação da região.


Região dos Vinhos Verdes prevê aumento de produção | SouPortugal
Região dos Vinhos Verdes


Os Vinhos Verdes mais conhecidos são os vinhos Brancos. Eles são elaborados com as variedades Alvarinho, Arinto, Azal, Avesso, Loureiro, Batoca e Trajadura. Estes vinhos são conhecidos por serem leves e por sua elevada acidez e frescor. A parte, são muito aromáticos e deliciosos para o verão e para acompanhar pratos a base de peixes, frituras e petiscos. Te ajudamos?

Para os curiosos...

A região demarcada dos Vinhos Verdes também elabora vinhos tintos. Para tal, utilizam as uvas: Vinhão, Alvarelhão, Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro, Pedral e Rabo de Anho.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.