Que vinho harmonizar com Bobó de Camarão?

Como boa parte dos pratos da cozinha baiana, o bobó de camarão é herança africana, mas acabou sendo adaptado ao gosto local, o que o caracteriza como uma iguaria afro-brasileira. Apesar de algumas controvérsias é bem aceita a idéia de que o bobó de camarão era inicialmente feito com inhame, azeite de dendê, cebola, camarão e gengibre.

O tempo e o paladar trouxeram adaptações, como a substituição do inhame pela mandioca. O leite de coco, acrescentado posteriormente, também chegou e ficou, tornando-se um ingrediente obrigatório. Enfim, os principais ingredientes que não podem faltar de jeito nenhum no Bobó de Camarão são: mandioca, dendê, leite de côco e coentro. Não podemos esquecer que a pimenta também é um dos ingredientes que tem que estar, porque faz toda a diferença.



Bobó de Camarão


E que vinho harmonizar com um prato relativamente encorpado, cheio de sabor e de aromas como este?

Eu particularmente recomendaria vinhos brancos de clima frio que possuem excelente acidez, neutralizando e suavizando os ingredientes mais fortes do prato, mas aqueles vinhos brancos com certa estrutura, amadurecidos sobre as Lias ou com passagem por barris. Estes vinhos possuem bom peso em boca, o que equilibraria com o peso e cremosidade do prato. 

Creio que vinhos Chardonnay, Viognier, Chenin Blanc e Sémmillon seriam boas opções.

Ou que tal um vinho Gewürztraminer? Que com toda a potência aromática que possui, não se intimida nem um pouco, com os condimentos aromáticos do Bobó.

Só cuidado com a pimenta, porque normalmente estes vinhos possuem um teor alcoólico mais alto, e álcool e pimenta não combinam muito. Sendo assim, deem preferência para os vinhos Gewürztraminer da Alsácia, porque estes possuem maior acidez.

 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.