Quais são as diferenças entre os vinhos de clima mais quente e de clima frio?
De maneira geral, lugares de clima mais quente produzem vinhos com mais corpo, com mais álcool e com menor acidez. Nestes lugares as temperaturas durante o ciclo da parreira tendem a ser mais altas e há grande intensidade de luz quase que o ano todo.
Foto: Enoacademy |
Já lugares de clima frio produzem vinhos mais leves, com menos álcool e com maior acidez natural. Nestes lugares as temperaturas durante o ciclo da videira são mais baixas. Em algumas regiões há boa intensidade de luz, mas em outras nem tanto.
Foto: CNN |
Porém viticultores podem decidir qual seria a melhor data de colheita, em função do estilo de vinho que a vinícola quer produzir.
Por exemplo, nos lugares mais quentes, a vinícola pode optar em colher um pouco antes, para preservar melhor a acidez natural das uvas, aspecto importantíssimo para aumentar o potencial de guarda dos vinhos. Se os taninos ainda não estiverem totalmente maduros, o amadurecimento em barris e o envelhecimento em garrafa suavizam qualquer aspereza.
Nos lugares frios os produtores podem optar em colher um pouco mais tarde, para obter um maior nível de açúcar nas uvas, e com isso obter vinhos com álcool mais elevado. Ambos os exemplos, dependem do estilo da vinícola.
E ainda, dependendo da legislação de cada país, os vinicultores podem realizar correções nos vinhos, ou fazendo a acidificação com ácido tartárico ou a chaptalização com açúcar, visando buscar vinhos mais equilibrados.
Além do estilo, a cultura e os hábitos inseridos em cada lugar, ou seja, o que as pessoas aí presentes preferem tomar ou comer, também podem influenciar em qual estilo de vinho a vinícola irá produzir, visando atender os hábitos do povo da região.
Para finalizar, a meu ver, uma colheita num ponto correto ou num ótimo ponto de madurez mostra melhor o Terroir em questão, mas enfim...
Nenhum comentário: