O que são vinhos de Guarda?

São vinhos que possuem potencial de envelhecimento. Normalmente são vinhos de grande estrutura tânica ou de elevada acidez. Te ajudamos? 


Os Vinhos Barolo Costumam ser vinhos muito longevos

Outras curiosidades...

O vinho acima, um Barolo do Piemonte (Itália), é um grande exemplo de um vinho com excelente potencial de guarda. Assim como, os Barbarescos da mesma região, os grandes vinhos borgonheses, os vinhos Riesling alemães etc... Todos estes vinhos citados, tem algo em comum, são vinhos de clima frio, com isso possuem alta acidez natural, o que confere alta longevidade.

Outro fator que leva os vinhos a terem grande potencial de guarda é sua elevada carga tânica. Os taninos são excelentes agentes antioxidantes. Um grande exemplo de vinhos com grande carga tânica são os vinhos bordaleses.

Outros vinhos com grande potencial de guarda são os vinhos Doces da Ilha da madeira e os vinhos do Porto, estes vinhos possuem alta concentração de açúcar, e este ajuda na conservação.

Normalmente os vinhos de Guarda são vinhos com maior complexidade aromática.

A grande maioria destes vinhos passam ou amadurecem em madeira. E dada a elevada estrutura, são vinhos que ganham harmonia e equilíbrio a medida que envelhecem.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.