O que é um vinho equilibrado?
Os três principais componentes da estrutura de um vinho tinto são: Álcool, Acidez e Taninos. Quando estes três elementos convivem em harmonia, dizemos que estamos diante de um vinho equilibrado.
Normalmente os vinhos tem entre 9-15% de álcool, óbvio que há exceções. E esta informação facilmente encontramos nos rótulos ou contra-rótulos dos vinhos. O álcool fornece volume e maciez aos vinhos.
Já a acidez é responsável em dar frescor ao vinho e aumentar o seu potencial de guarda.
Eu costumo fazer uma analogia muito simples do que seria aumentar o potencial de guarda de um vinho, em função da acidez. Para isto, uso um limão e um abacate como exemplos. Se partimos um abacate e comemos apenas uma metade, e o que restou colocamos na geladeira, pouco tempo depois, esta banda de abacate estará totalmente escurecida. Por outro lado, se colocamos algumas gotas de limão que possui excelente acidez na banda que sobrou, a cor natural do abacate dura por mais horas.
Mas como saber o quanto de acidez tem no vinho? Isto meus caros, não vem especificado nas etiquetas dos vinhos. Apenas saberemos o quão ácido está um vinho, ao abri-lo. Quanto maior for a acidez, maior será a produção de saliva.
Os taninos igual que a acidez aumenta a longevidade dos vinhos. E igual que a acidez, também não vem especificado nas etiquetas dos vinhos. Nem a carga tânica, nem tão pouco a qualidade destes taninos.
A qualidade dos taninos é até mais fácil de reconhecer. Ao degustar o vinho, se o mesmo provocar sensação de secura ou se for muito adstringente, vocês estarão diante de um vinho com taninos ainda não tão maduros. Já a carga tânica meus caros, é mais difícil, a minha dica é que vocês observem a sensação de peso do vinho em boca. Quanto mais corpo tiver um vinho, possivelmente maior será sua tanicidade.
Equilíbrio |
Nenhum comentário: