Ei você sabe como lavar as taças de vinhos?
O maior segredo é lavá-las com pouco detergente e com muita água. Restos de detergente na taça dificultam o aparecimento e visualização das lágrimas do vinho. Mas o que são as Lágrimas dos vinhos?
Os dois principais componentes dos vinhos são a água e o álcool. A formação de Lágrimas ocorre porque a velocidade de evaporação do álcool é maior do que a da água, e ainda por uma diferença de Tensão Superficial.
É aconselhável durante a degustação girar a taça para que o vinho entre em contato com o oxigênio e desprenda todos aqueles aromas atraentes que os mesmos possuem.
Ao girar a taça, uma fina película de vinho se forma na face interna dela. Por capilaridade, o líquido sobe pelas paredes da taça. A seguir o álcool evapora, e com a alta tensão superficial que há na face interna da taça formam-se bolhas, que com a ação da gravidade escorrem, como se fossem Lágrimas.
Quanto mais lenta for a queda das lágrimas, mais açúcar contém o vinho. Quanto mais finas e numerosas forem as lágrimas mais alcoólico é o vinho.
Nenhum comentário: