Como guardo meus vinhos?
Como devemos guardar os vinhos trazidos de viagem ou comprados recentemente?
Se você não possui uma adega climatizada, guarde seus vinhos em ambientes que sejam escuros, ventilados, frescos e livres de vibrações, porque garrafas expostas a luz por muito tempo, em ambientes muito quentes e em lugares instáveis, como portas de geladeira que abrem e fecham continuadamente, aceleram a velocidade das reações químicas do vinho, acelerando assim sua oxidação.
Um detalhe, guardem as garrafas em posição horizontal para evitar ressecamento das rolhas e a evolução mais rápida dos vinhos.
Por outro lado, uma adega climatizada num país como o nosso, com grandes oscilações de temperaturas é a melhor opção, porque ela possui controle de temperatura e controle de umidade. Te ajudamos?
Outros detalhes:
Temperaturas muito baixas e ambientes muito secos como os encontrados nas geladeiras, levam ao ressecamento das rolhas. Uma vez que as rolhas estão ressecadas, há maior contato do vinho com o oxigênio, acelerando a sua evolução, e ainda pode ocorrer a impregnação de cheiros.
Temperaturas muito altas levam a uma oxidação ainda mais rápida dos vinhos. Uma vez iniciado o processo de oxidação, os vinhos ficam sem vida, xoxos, planos, cozidos, com aromas a maçãs passadas. Com a evolução da oxidação, a cor tanto dos vinhos brancos como dos vinhos tintos modificam e discretos aromas a vinagre e a verniz podem ser percebidos.
Ao comprarem por exemplo vinhos brancos iguais de uma mesma safra, comparem a tonalidade de cor deles, verificando se já houve alguma oxidação, e opte neste caso, pelos vinhos com a cor mais clara, os quais ainda não sofreram grandes evoluções.
EM AMBIENTES ESCUROS, VENTILADOS E COM TEMPERATURAS AGRADÁVEIS OU EM ADEGAS CLIMATIZADAS COM CONTROLE DE TEMPERATURA E DE UMIDADE
Nenhum comentário: