Com qual vinho posso harmonizar um Fettuccini al Pesto?
O molho pesto tem origem na cidade de Gênova, na Itália. O preparo original leva grandes doses de azeite extra virgem, manjericão, pinoli, queijo pecorino, queijo parmesão, sal e alho, mas óbvio que existem versões para todos os gostos.
Uma curiosidade do molho pesto é que seu nome vem do verbo italiano “pestare”, que significa macerar. Essa era a maneira mais popular de se fazer o molho, em um pilão macerando os ingredientes até que se misturassem por completo.
Com o alto preço do pinoli, uma alternativa é substituí-lo por nozes. Termino também usando apenas o queijo parmesão, porque muitas vezes não encontro o queijo pecorino no mercado perto de casa, e fica uma delícia, e muito parecido a receita original.
Fettuccini al Pesto |
E na hora de harmonizar com este molho a base de ervas e gordura, que tal um vinho branco com aromas herbáceos e com acidez marcada, o qual limpa constantemente o paladar e possibilita uma melhor percepção de sabores? E para isto, eu creio que um vinho Sauvignon Blanc de clima frio com seus aromas herbáceos e muito frescor seria um bela escolha, o que vocês acham?
Nenhum comentário: